O Curso de Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) é uma proposta inovadora, que procura associar a diversidade de diferentes campos disciplinares das ciências humanas e sociais aplicadas ao patrimônio e ao acervo de conhecimento vinculados às trajetórias de instituições e atores sociais das ciências biomédicas e da saúde. Nesta proposta, a interdisciplinaridade cumpre o objetivo de qualificar profissionais, através de uma visão integrada da cultura material, historicamente constituída, abordando as diferentes variáveis que afetam os métodos, as técnicas e as práticas de preservação e de gestão do patrimônio das ciências e da saúde, traduzido nas ações de grupos e indivíduos em interação com o processo social.

São oferecidas 20 vagas para pessoas com diploma de nível superior, principalmente, nas áreas das ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências da saúde, que atuam ou possam atuar em órgãos ministeriais, das secretarias estaduais e municipais e de suas agências, institutos e hospitais, assim como em instituições de custódia (arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação), responsáveis pela preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde.

Coordenação:
Paulo Roberto Elian dos Santos
Renato da Gama-Rosa Costa

Objetivo do Curso:

Formação de especialistas para prática profissional e/ou pesquisa acadêmica na área de patrimônio cultural, com ênfase no planejamento e execução de ações voltadas para a preservação e gestão do patrimônio arquitetônico e documental das ciências e da saúde.

Perfil do Curso:
Curso de especialização (modalidade lato sensu) especialistas que possam atuar no planejamento, atividades e ações de preservação e gestão de arquitetônico das ciências e da saúde, no âmbito privadas.

Carga Horária:
Mínimo de 370 horas presenciais.

Perfil do público-alvo:
O curso é destinado a portadores de diploma de nível superior, reconhecido e registrado em órgãos competentes, sendo seu público-alvo: profissionais graduados em disciplinas das áreas das ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências da saúde, que atuam ou possam atuar em órgãos das estruturas ministeriais, das secretarias estaduais e municipais e de suas agências, institutos e hospitais, assim como instituições de custódia (arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação) responsáveis pela preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde. O curso é também voltado para as instituições privadas e não governamentais que necessitem capacitar seus profissionais para atuar na produção, preservação e gestão de bens arquitetônicos e acervos documentais.

Áreas:
O curso oferece dois perfis de conclusão, caracterizados pelas seguintes áreas:

Patrimônio Arquitetônico
Direcionada aos profissionais que atuam, ou desejam atuar, em segmentos relacionados ao Patrimônio Arquitetônico. Essa área de estudo abordará, em uma perspectiva histórica, conceitos teóricos e aspectos práticos relacionados à utilização de materiais e de técnicas de conservação e restauração arquitetônica, visando criar uma consciência sobre a importância do patrimônio e, em seguida, uma ação de preservação.

Patrimônio Documental
Direcionada aos profissionais que atuam, ou desejam atuar, em segmentos relacionados ao Patrimônio Documental. Essa área de estudo abordará conceitos teóricos e aspectos práticos relacionados a métodos e técnicas de identificação, gestão, tratamento, conservação e difusão de acervos documentais em órgãos de ciência, tecnologia e saúde e instituições de documentação e memória.

Linhas de Pesquisa:
As Linhas de Pesquisa resultam da diversificação teórico-metodológica e temática das Áreas que caracterizam os perfis de conclusão do curso de Especialização (Patrimônio Arquitetônico ou Documental), articulando os trabalhos de conclusão dos alunos com os projetos desenvolvidos pelos docentes, podendo, a critério da Coordenação do curso: a) integrar docentes das duas áreas; b) envolver outros pesquisadores da COC, Fiocruz ou de instituições parceiras com pesquisa em uma das áreas do curso. O candidato deverá escolher um tema de trabalho de conclusão de curso coerente com uma das linhas de pesquisa do curso de Especialização, apresentadas a seguir:

História e patrimônio cultural
Congrega pesquisas com ênfase nas interfaces entre história, memória e patrimônio, destacando a cultura material e imaterial das ciências e da saúde e sua importância nos processos institucionais, na formação da identidade profissional e na relação com a sociedade. Visa desenvolver estudos acerca do patrimônio cultural da saúde a partir do referencial teórico das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas.

Gestão de acervos documentais
Visa fomentar estudos voltados à compreensão das operações, procedimentos e atores envolvidos nos processos de produção, constituição, organização e uso de acervos institucionais e pessoais. Estuda os vários aspectos relacionados ä gestão de arquivos, bibliotecas, centros de documentação, e museus como espaços institucionais de formulação e implantação de políticas, programas e projetos. Identifica e analisa soluções e modelos de aplicação de métodos e técnicas de organização e difusão de acervos. São também desenvolvidas pesquisas que comportam uma reflexão sobre as relações orgânicas entre os materiais de natureza arquivística, bibliográfica, museológica e coleções biológicas.

Conservação preventiva do patrimônio cultural
Contempla pesquisas relacionadas ao debate contemporâneo sobre a preservação do patrimônio cultural, tendo como foco a conservação preventiva. Aborda questões relacionadas à gestão multidisciplinar, a avaliação de riscos e ao planejamento de ações com o objetivo de mitigar os processos de deterioração do patrimônio material, reduzindo a necessidade de intervenções de restauro. Discute as relações existentes entre o meio ambiente e o patrimônio edificado; e entre o edifício e os acervos nele abrigados.

As inscrições estão abertas até o dia 8 de fevereiro de 2013, sendo necessário acessar a CHAMADA PÚBLICA para obter informações sobre o processo seletivo. Outros esclarecimentos poderão ser obtidos pelo telefone: (21) 3865-22344, pelo e-mail: secadcoc@fiocruz.br ou acessando Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde

As aulas serão ministradas na Casa de Oswaldo Cruz (Campus Fiocruz – Manguinhos, Rio de Janeiro-RJ), as terças e quintas-feiras, das 9h às 17h. O aluno deve estar preparado também para participar de atividades fora da sede e do horário do curso.

By AAERJ