A AAERJ convida para a 2ª edição do Encontros AAERJ, evento que pretende promover debates sobre assuntos de interesse da comunidade arquivística, ampliando o conhecimento sobre temas que agreguem à vida profissional dos Arquivistas e estudantes de Arquivologia.

“Arquivos da Repressão e da Resistência” é o tema desta segunda edição. O objetivo é discutir como se deu, durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985), a construção de arquivos tanto pelas instituições militares e civis que serviam ao regime, como pelos movimentos sociais, grupos e indivíduos que resistiram naquele mesmo período.

Participarão do debate Heliene Nagasava e Paula Padilha, que desenvolvem pesquisas sobre o período e Vicente Rodrigues, que apresentará o trabalho desenvolvido pelo Projeto Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional. Como mediador, o arquivista Marcelo Siqueira, do Arquivo Nacional.

Após a fala dos convidados, o espaço será aberto para perguntas e dúvidas da plateia. Contamos com sua presença!

Data: 30 de abril de 2013, às 19h

Local: Auditório Paulo Freire – CCH/UNIRIO, Avenida Pasteur, 458, Urca, Rio de Janeiro-RJ

Entrada franca

Saiba mais sobre os participantes:

Marcelo Nogueira de Siqueira, bacharel em Arquivologia pela UNIRIO; possui especialização em História do Brasil Pós 1930 pela UFF e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes; Mestre em História Social pela UERJ; servidor do Arquivo Nacional onde atualmente é o Coordenador de Documentos Audiovisuais e Cartográficos; membro da Comissão Técnica de Avaliação de Arquivos Privados de Interesse Público e Social, da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática e presidente da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros do CONARQ; professor (estágio docência) da disciplina Arquivos Audiovisuais e Digitais na UNIRIO.

Heliene Chaves Nagasava, bacharel em História pela UnB; mestranda em História, Política e Bens Culturais pela FGV; servidora do Arquivo Nacional.

Paula Padilha Cerqueira, graduanda em Arquivologia pela UNIRIO; Bolsista de Iniciação Científica pela UNIRIO no grupo de pesquisa Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais (CDOC-ARREMOS).

Vicente Arruda Câmara Rodrigues, bacharel em Direito pela UFRJ; Assistente Técnico e Jurídico do Projeto Memórias Reveladas/Arquivo Nacional.

cartaz_2encontrosaaerj

By AAERJ