O I Seminário Internacional Documentar a Ditadura: arquivos da repressão e da resistência será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 04 a 06 de junho de 2013. O evento busca promover reflexões sobre o papel desempenhado pelos arquivos nas sociedades que sofreram experiências repressivas como, no caso brasileiro, a ditadura civil-militar (1964-1985), responsável por graves violações de direitos humanos, tais como a prática sistemática da tortura, do assassinato e do desaparecimento forçado.

Os arquivos, através dos seus conjuntos documentais, possibilitam conhecer o passado e, também, são fundamentais para determinar, no presente, as responsabilidades pelos crimes e injustiças cometidos por agentes do Estado ou a seu mando. Dessa forma, esses documentos devem ser reconhecidos como um bem público que, diretamente, contribui para a escrita da história, para a salvaguarda do patrimônio documental da nação e para a promoção do direito à memória e à verdade.

Nessa direção, o I Seminário Internacional “Documentar a Ditadura” reunirá pesquisadores e estudantes de diferentes nacionalidades, com atuação em diversos campos do conhecimento, e interessados na temática dos acervos da ditadura militar, no Brasil e na América Latina, suas instituições e as formas de resistências da sociedade.

Mais informações, programação e palestrantes: www.an.gov.br/documentaraditadura

cartaz-seminario-ditadura

 

By AAERJ