Novo livro na Loja Virtual da AAERJ: Participação política, internet e competências infocomunicacionais: evidências a partir de organizações da sociedade civil de Salvador, da Profa. Dra. Jussara Borges. O livro é baseado na tese da autora, que foi vencedora do Prêmio Compolítica de melhor tese de 2013.

Jussara

ACESSE A LOJA VIRTUAL E ADQUIRA JÁ SEU EXEMPLAR!

Sobre o livro: Neste livro é discutido porque a participação que vem sendo empregada em múltiplos contextos emergiu como um conceito dominante é cercada de expectativas nem sempre convergentes. Entender a evolução da participação na sociedade, em especial a participação política, pode ajudar-nos a lançar luz sobre os caminhos e entraves que as sociedades democráticas tem encontrado no seu desenvolvimento político.

No Brasil, o processo de democratização vem adquirindo uma configuração na qual organizações da sociedade civil têm se estabelecido em quantidade e qualidade como interlocutoras privilegiadas nos processos decisórios das instâncias políticas nacionais, estaduais e municipais. Parece haver forte correlação entre a consolidação do regime democrático e o fortalecimento dessas organizações.

Ao mesmo tempo, muito se tem discutido sobre a relação entre tecnologias de informação e comunicação e participação política, mas a maior parte dos estudos se inclina por um referencial normativo e, por isso, impõe padrões de uso da internet distantes de realidades locais. Neste livro vamos conhecer o emprego da internet pela perspectiva das próprias organizações, ou seja, quando e como elas consideram úteis as ferramentas dentro de seu próprio conceito de participação política.

Por outro lado, a questão das competências em ambientes digitais pode representar um novo condicionante para a participação política. A sociedade atual, cada vez mais alicerçada nas tecnologias digitais, vem excluindo os que não dominam a cultura digital. A habilitação dos cidadãos para empregar os recursos digitais na participação política hoje é crucial para que pratiquem a democracia em toda sua plenitude.

Sobre a autora: Jussara Borges é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (2011) e mestre em Ciência da Informação (2005) pela Universidade Federal da Bahia. Realizou estágio doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal (2010). É professora adjunta no Instituto de Ciência da Informação da UFBA, onde coordena o Grupo de Estudos em Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (Gepicc). Suas pesquisas situam-se no âmbito da inter-relação entre as competências infocomunicacionais e a participação social de indivíduos e organizações.

By AAERJ