Piso-salarial

Agora é lei: o reajuste de 9% dos pisos salariais do Estado do Rio entrou em vigor. Foi publicada no Diário Oficial do Poder Executivo, nesta quarta-feira (12/03), a Lei 6.702/14, que traz as nove faixas onde são distribuídas as categorias profissionais. O índice proposto pelo governo era de 8%, mas um acordo em plenário, feito entre os deputados, acabou concedendo o aumento de 9% através da aprovação de um destaque.

Entre as emendas parlamentares incluídas no texto, está a que incluiu nove categorias profissionais e uma prevendo que projetos de lei definindo pisos salariais sejam enviados à Casa até 30 de dezembro de cada ano, limitando a quantidade de faixas salariais em seis.

Eis a relação das faixas salariais e suas respectivas profissões:

“IX – R$ 2.231,86 – Para administradores de empresas; arquivistas de nível superior; advogados; contadores; psicólogos; fonoaudiólogos; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; arquitetos; engenheiros; estatísticos; profissionais de educação física; assistentes sociais; biólogos; nutricionistas; biomédicos; bibliotecários de nível superior; farmacêuticos; enfermeiros; bombeiro civil mestre, formado em engenharia com especialização em prevenção e combate a incêndio, turismólogo, secretários executivos bilíngües e empregados em empresas prestadoras de serviços de brigada de incêndio (nível superior);”

FONTE: http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo.asp?num=46670

O valor anterior era de R$ 2.047,58, determinado pela Lei 6.402/13.  Confira o histórico da luta da AAERJ e do SINARQUIVO junto aos deputados estaduais para inclusão do profissional arquivista na mais alta faixa salarial, em 2009:
https://aaerj.org.br/2009/12/24/arquivistas-do-estado-do-rj-tem-piso-salarial-aprovado/

By AAERJ