O Grupo de Pesquisa Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais (CDOC-ARREMOS/UNIRIO), convida para mais uma edição da Mesa Redonda: Arquivo, Memória e Ditadura.

Neste ano serão debatidas as consequências dos trabalhos das Comissões da Verdade no âmbito político e social. Dessa forma, os relatórios e resultados das Comissões serão o foco principal, especialmente pensando o que pode ser feito em diferentes campos sociais e políticos para a análise, elaboração e execução de indicações propostas pelos relatórios.
Partindo do pressuposto que a Universidade tem um papel relevante a desempenhar nesse sentido, de uma forma crítica, o evento propõem analisar os trabalhos das Comissões e seus indicativos para o Estado e para a sociedade, em relação a ações práticas para o desenvolvimento da cidadania e da democracia. Igualmente objetiva debater as metodologias documentais e testemunhais da Comissão e sua relevância na sistemática do alcance dos resultados.

Data: 26 de maio de 2015, às 18h

Local: Auditório Paulo Freire, prédio do CCH/UNIRIO – Avenida Pasteur, 458, Urca, Rio de Janeiro-RJ

Expositores:
Prof. João Paulo Castro – Doutor em Antropologia, Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UNIRIO. Atualmente desenvolve pesquisa sobre as narrativas referentes à ditadura militar brasileira.

Prof. João Dornelles – Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio, Coordenador Geral do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio.

Mediador:
Prof. João Marcus Assis – Doutor em Sociologia, professor do Centro de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da UNIRIO. Líder do CDOC-ARREMOS.

INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser realizadas no site www.memoria-unirio.arquivistica.org

E-mail para contato: grupocdocarremos@gmail.com

Para contextualizar, enriquecer o debate e embasar suas críticas, dê uma olhada nos relatórios que estão no site da Comissão Nacional da Verdade (CNV): www.cnv.gov.br

arquivo-memoria-ditadura

By AAERJ