No dia 04 de maio, no Auditório principal do Arquivo Nacional, ocorreu o lançamento de nova edição da revista Acervo – volume 28, número 02, Gestão de documentos, com a presença de alguns editores e autores.

Essa edição da revista apresenta um dossiê temático que trata da diversidade de práticas nacionais e internacionais na área de gestão de documentos, não só os avanços alcançados por algumas experiências consolidadas, mas, também, os enormes desafios a serem enfrentados pela gestão, preservação e acesso, a longo prazo.

Com artigos em português, espanhol e – de forma inédita – inglês, este número teve como editores científicos convidados, Ana Celeste Indolfo e Vera Hess Lopes, especialistas e pesquisadoras sobre o tema na área governamental e contou com a colaboração de Vitor Manoel M. da Fonseca como editor científico e de Dilma Cabral, como editora executiva.

Por ocasião do lançamento também foram divulgados os seguintes vídeos, em que autores comentam seus artigos:

Carlota Bustelo-Ruesta, Presidente do Comitê Técnico de Gestão Aenor CTN50/SC1 Documentos e aplicativos e chefe da delegação espanhola do Subcomitê ISO Arquivo Gestão/registos (TC46 / SC11), apresenta o artigo La serie de normas ISO 30300 – management system for records: la gestión de los documentos integrada en la gestión de las organizaciones.


 

Ieda Pimenta Bernardes, Diretora Técnica do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP), apresenta o artigo Gestão documental e direito de acesso: interfaces.


 

Ramon Alberch i Fugueras, Diretor Geral da Escola de Arquivo e Gestão de Registros da Universidade Autónoma de Barcelona,  fala de seu artigo Gestión de documentos: entre la alianza interdisciplinar y la teoria del rompecabezas.


 

Abaixo a versão eletrônica da revista Acervo, v. 28, n. 2, com todos os artigos, que já se encontrava disponível. A versão impressa pode ser adquirida na sede do Arquivo Nacional, na Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro-RJ.

revista-acervo

By AAERJ