Blogs/Sites

Disponibilizamos aqui uma relação dos mais ativos blogs e sites editados por arquivistas ou que compartilhem conteúdo relacionado aos arquivos, à Arquivologia e outros temas de interesse para os profissionais e estudantes da área.

Aluna de Arquivo – Arquivista em Construção
Blog para arquivistas e alunos de Arquivologia trocarem ideias, informações, dicas, vagas e muito mais. Editora: Elaine Maciel (Niterói-RJ)
Obs: Vencedora do título Top2 na categoria Notícias e Cotidiano do “Prêmio Top Blog” Edição 2011. Seu twitter, @alunadearquivo foi indicado como um dos melhores para se informar na área de arquivo pelo jornal Estadão.

Archivística & Sociedad
Blog do “Observatório de Perspectiva Arquivística e Sociedade”, da Universidad Carlos II de Madrid, Espanha.

Arquinóia
O blog divulga eventos arquivísticos e fomenta debates sobre temas de interesse da área.
Editores: Dacles Silva e Anna Carollyna (João Pessoa-PB)

Arquiveros
Grupo formado por arquivistas com a finalidade de discutir e compartilhar ideias e desenvolver projetos de pesquisa na área arquivística na Universidade de Brasília (UnB). Editor: Grupo de Pesquisa CEDOC/UnB.

Arquivista 2.0
Segundo o autor do blog, “aqui veremos o mundo do arquivista e da ciência da informação além do papel e da caixa de papelão”. Editor: Charlley Luz (São Paulo-SP).

Arquivista Hi-Tech
O blog pretender discutir arquivística, visualizando a faceta científica e tecnológica da disciplina, estabelecendo uma ligação permanente entre o profissional arquivista e a tecnologia da informação, além de divulgar concursos públicos na área. Editora: Eliane Lima (Belo Horizonte-MG).

Arquivista Social
O blog divulga notícias da área arquivística e artigos que apresentam a proposta de Arquivística Social ou Arquivologia Social. Editor: Jackson Guterres (Porto Alegre-RS).

Arquivista.org
É um projeto cooperativo e voluntário de graduandos do Curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), iniciado em abril de 2010. Tem o objetivo de apoiar e realizar o fomento da arquivística no Brasil e é aberto à participação e colaboração de estudantes e professores de outras universidades, além dos profissionais arquivistas.
Editores: André Daniel e Viviane Delatorre.

Arquivologia – O Site
O site surgiu em 2000, como um espaço onde os alunos da Universidade de Brasília (UnB) publicavam suas ideias e pensamentos, diante da ausência de um site com informações exclusivamente arquivísticas e com o tempo cresceu, oferecendo vários conteúdos e informações relevantes. Retornou à ativa depois de um período em que por problemas técnicos, ficou fora de funcionamento (2007 a 2011).

Arquivologo
Blog com notícias de interesse dos autores: Arquivologia, esportes, música, saúde, política, etc. Editores: Aloisio Ramos e Alex Sandro (Salvador-BA)

Colegiado de Arquivos – CNPC
Blog do Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), com notícias, contato dos membros e documentos e informações sobre a elaboração do Plano Setorial de Arquivo.

La Diplomatica
Um blog dedicado às discussões teóricas que circundam a Diplomática e a Arquivística. Editora: Natália Tognoli (Marília-SP).

Diplomática e Tipologia Documental
Blog da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, ministrada pelo professor André Ancona Lopez, do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília (UnB).

Olhar Arquivístico
Blog criado para divulgar a Arquivologia para todos, esperando contribuir no aprendizado de cada um. Editor: João Paulo Silva (João Pessoa-PB).

Pesquisa em Gestão de Documentos e Arquivos
Este blog é um espaço para compartilhar (principalmente!)  informações relativas à pesquisa na área de gestão de documentos de arquivos. Editor: Djalma Mandu de Brito (Rio de Janeiro-RJ)

Portal do Arquivista
A ideia do portal é a de reunir conteúdos diversos sobre a Arquivologia, suas disciplinas e até mesmo informações interessantes de outras áreas do conhecimento, como a Ciência da Informação, Biblioteconomia e Informática aplicada. Editor: Ricardo Sodré Andrade (Salvador-BA).

Preservação audiovisual
Blog dedicado à disponibilização de artigos técnicos, teóricos e históricos, em português, sobre a preservação das imagens em movimento. Editor: Rafael de Luna (Niterói-RJ).