Home » Histórico

Histórico

Fundação
No dia 5 de abril de 2004, às 19 horas, arquivistas e estudantes lotaram o Auditório Scliar do Hotel Guanabara Palace, localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 392, no Centro do Rio de Janeiro, atendendo ao convite para a realização da assembleia de constituição da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ). Na assembleia foram apresentados objetivos e propostas da associação, os membros da primeira Diretoria e Conselho Fiscal e aprovada a proposta de estatuto social. A AAERJ já surgiu com um diferencial: foi a primeira associação a admitir como associados somente arquivistas e estudantes do curso de Arquivologia, além de técnicos de arquivo, ou seja, profissionais e futuros profissionais que atendem os requisitos da Lei nº 6.546/78, que regulamenta a profissão.

Logotipo
O logotipo da AAERJ foi baseado em um modelo de copyright livre. Inicialmente buscou-se um logotipo somente com os símbolos do Estado do Rio de Janeiro, mas em seguida foi utilizada a semiótica para se obter a subjetividade e inspiração que se relacionassem com os princípios da associação. A inspiração foi um  texto sobre Mnemósine – uma das Titânides, filha de Urano e Gaia, que personificava a memória – que afirmava ser a mesma também chamada de “aquela que possui grandes olhos”, pois pode enxergar o passado. Mnemósine foi amante de Zeus, com quem gerou as nove Musas e presenteou os homens com a memória, a palavra e o conhecimento. Até mesmo em honra a Mnemósine, que teve um número ímpar de filhos, e para que haja decisões sem empate, Diretoria e Conselho Fiscal foram estruturados em números ímpares para que possamos contar sempre com um voto de Minerva.

Associado nº 1
A ata da assembleia de fundação teve como primeiro signatário o renomado arquivista José Pedro Esposel, um dos vultos dos primórdios da Arquivologia e da profissão em nosso país, no início dos anos 70. Foi presidente da primeira associação profissional, um dos idealizadores dos primeiros cursos de graduação e pós-graduação em Arquivologia, autor de livros e artigos e ao longo de sua trajetória sempre um veemente defensor dos arquivistas.

ENARA 
Em 2007, atendendo às moções e recomendações aprovadas na Reunião das Associações Profissionais, realizada durante o II Congresso Nacional de Arquivologia, em 25 de julho de 2006, em Porto Alegre-RS, a AAERJ passou a integrar a Executiva Nacional das Associações Regionais de Arquivologia (ENARA). A AAERJ foi a primeira associação a ocupar a Coordenação da entidade, pois em 2008 o Rio de Janeiro seria sede do III Congresso Nacional de Arquivologia. A ENARA foi dissolvida em 2014 e substituída pelo FNArq.

FNArq
Em 23 de outubro de 2014, por ocasião do VI Congresso Nacional de Arquivologia em Santa Maria-RS, em reunião das associações de Arquivologia, foi aprovada a criação do Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq), da qual a AAERJ foi uma das primeiras signatárias.

Abaixo a relação de todas as diretorias e conselhos fiscais desde sua fundação.

GESTÃO 2014-2016
Diretoria
Presidente: Wagner Ridolphi
Vice-Presidente: Victor Costa
Secretária Geral: Larisse Almeida
Primeiro Tesoureiro: Carlos Costa
Segundo Tesoureiro: Daniel Beltran
Conselho Fiscal
Efetivos:
Claudia Souza
Brenda Rocco
Maria da Conceição de Oliveira
Suplente:
Gustavo Garcia

 
GESTÃO 2012-2014
Diretoria
Presidente: Wagner Ridolphi
Vice-Presidente: Daniel Beltran
Secretária Geral: Vanessa Jorge
Primeiro Tesoureiro: Carlos Costa
Segunda Tesoureira: Camila Costa
Conselho Fiscal
Efetivos:
Gustavo Garcia
Marcelo Siqueira
Victor Costa

GESTÃO 2010-2012
Diretoria
Presidente: Carlos Frederico Machado
Vice-Presidente: Victor Costa
Secretária Geral: Claudia Souza
Primeiro Tesoureiro: Gustavo Garcia
Segundo Tesoureiro: Wagner Ridolphi
Conselho Fiscal
Efetivos:
Carlos Costa
Marcelo Siqueira
Maria da Conceição de Oliveira

GESTÃO 2008-2010
Diretoria
Presidente: Carlos Frederico Machado
Vice-Presidente: Daniel Beltran
Secretária Geral: Claudia Bemfica
Primeiro Tesoureiro: Wagner Ridolphi
Segundo Tesoureiro: Marcelo Siqueira
Conselho Fiscal
Efetivos:
João Veiga
Paulo Rodrigues
Victor Costa

GESTÃO 2006-2008
Diretoria
Presidente: Daniel Beltran
Vice-Presidente: Carlos Frederico Machado
Secretário Geral: Paulo Rodrigues
Primeiro Tesoureiro: Wagner Ridolphi
Segundo Tesoureiro: Vanessa Jorge
Conselho Fiscal
Efetivos:
Claudia Bemfica
Lucina Matos
Victor Costa
Suplentes:
Ana Paula Reis
Maria Estela Brito

GESTÃO 2004-2006
Diretoria
Presidente: Daniel Beltran
Vice-Presidente: Claudia Bemfica
Secretário Geral: Victor Costa
Primeiro Tesoureiro: Carlos Wilton
Segundo Tesoureiro: Paulo Rodrigues
Conselho Fiscal
Efetivos:
Ana Paula Reis
Lucina Matos
Maria Estela Brito



Os comentários não estão disponíveis.