Periódicos científicos

Disponibilizamos aqui uma relação com as principais revistas e periódicos científicos que abordam a Arquivologia ou relacionadas com a Ciência da Informação, mas que publicam trabalhos que abordam a temática arquivística.

No Brasil:

Acervo
Acervo é a revista do Arquivo Nacional, publicada semestralmente desde 1986. Tem por objetivo divulgar estudos e fontes nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, especialmente Arquivologia.

Acesso Livre
Revista da Associação dos Servidores do Arquivo Nacional (Assan), criada com o objetivo de ser um meio de divulgação alternativo e de acesso livre à discussão e ao conhecimento sobre a realidade das instituições arquivísticas e de memória, e também a questões referentes a administração e políticas públicas, democracia, acessibilidade, sistemas e tecnologias de informação e comunicação, direitos e movimentos sociais, entre outros temas que influenciam na preservação e no acesso ao patrimônio cultural e no dia a dia dos profissionais que atuam ou fazem uso dessas instituições.

ÁGORA
ÁGORA, edita pelo Arquivo Público do Estado de Santa Catarina e Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pública artigos e  resenhas de livros nas áreas de Arquivologia, Administração de Arquivos, Arquivos digitais, tecnologia da informação, documentação, história e sociologia aplicada aos arquivos.

Archeion Online
É um periódico eletrônico de Arquivologia, editada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem por objetivo estimular e publicizar artigos produzidos pelos discentes dos cursos de graduação em Arquivologia e áreas afins. É de periodicidade semestral publicando artigos originados da pesquisa de iniciação científica, da prática nos estágios, da extensão universitária e dos trabalhos de conclusão de curso. Com o propósito de difundir o ensino, a pesquisa e a extensão em torno da Arquivologia, o periódico contribui para o alinhamento entre teoria e prática profissional atendendo à natureza de ciência social aplicada da Arquivologia bem como da interdisciplinaridade com áreas afins.

Ciência da Informação
A revista Ciência da Informação, editada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), é uma publicação quadrimestral de trabalhos inéditos relacionados com a ciência da informação ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades do setor de informação em ciência e tecnologia. Entende-se por ciência da informação a área interdisciplinar concernente ao estudo dos fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização de informações em todos os campos do saber.

Em Questão
É uma publicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS), em substituição à Revista de Biblioteconomia & Comunicação, sendo dirigida a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes das áreas de Informação e Comunicação e tem como objetivos: divulgar estudos e resultados de pesquisas nos campos da Informação, Comunicação e áreas afins e apresentar eventualmente dossiês temáticos, reunindo a contribuição de especialistas nos respectivos campos.

Encontros Bibli
O periódico científico Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, editada pelo Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (CIN/UFSC) é uma publicação quadrimestral que tem como missão contribuir para a disseminação e promoção de novos conhecimentos em Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e áreas correlatas.

InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
Editada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP), se dedica à divulgação especializada da área informacional, abrindo espaço a discussões interdisciplinares e interinstitucionais de temas informacionais e possíveis interfaces que permeiam as temáticas exploradas.

Informação & Informação
Informação & Informação, editada pelo Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), publica contribuições inéditas em Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia e áreas de interface, buscando incentivar o debate interdisciplinar dos fenômenos concernentes à informação.

Informação & Sociedade: Estudos
Tem por objetivo divulgar trabalhos que representam contribuição para o desenvolvimento de novos conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais em ciência da informação, biblioteconomia e áreas afins, independente de sua vinculação profissional e local de origem, além de publicar, sistematicamente, os resumos das dissertações aprovadas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Liinc em Revista
A Liinc em Revista é uma publicação do Laboratório Interdisciplinar em Informação e Conhecimento (Liinc), um espaço interinstitucional e multidisciplinar, coordenado em parceria entre a UFRJ e o IBICT , voltado para a reflexão crítica sobre informação, conhecimento e desenvolvimento, ante as transformações no mundo contemporâneo.

Perspectivas em Ciência da Informação
É uma publicação quadrimestral da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG). Foi lançada em 1996, em substituição à Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Divulga relatos de pesquisa, estudos teóricos, revisões de literatura, textos didáticos, relatos de experiências, traduções e resenhas em Ciência da Informação, Biblioteconomia e áreas afins.

PontodeAcesso
Pontodeacesso é uma publicação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI/UFBA). Seu objetivo é tornar acessíveis, livre e gratuitamente trabalhos acadêmicos focados em temas no campo de estudos da Informação, entre eles: Gestão da Informação e do Conhecimento; Inteligência Competitiva; Letramento Informacional; Produção, Tratamento e Difusão da Informação e do Conhecimento; Sistemas e Redes de Informação; Políticas e Estratégias de Informação; Teorias da Informação; Biblioteconomia; Arquivologia; etc.

Revista do AGCRJ
A Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ) tem como objetivo acolher e difundir as discussões acadêmicas sobre a história da cidade do Rio de Janeiro, contribuindo para a divulgação e para a discussão de diversos aspectos da trajetória da capital fluminense e do acervo documental que custodia, além de abordar as demandas que envolvem o universo da Arquivologia brasileira.

Revista do APM
A Revista do Arquivo Público Mineiro (APM) é voltada para trabalhos sobre História e Arquivística e reúne entrevistas, artigos e ensaios sobre as atividades de gestão, preservação e difusão de acervos arquivísticos.

Revista do Arquivo
É o periódico eletrônico do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), anteriormente denominada Revista Histórica. Além da abordagem historiográfica, tem como objetivo divulgar temas que circundem os eixos centrais que articulam as instituições arquivísticas (gestão, preservação, acesso à informação, difusão); a produção do conhecimento realizada cotidianamente na instituição; assim como a publicação de artigos de qualquer natureza, que divulguem conhecimentos produzidos a partir do acervo do APESP ou de outros arquivos do mundo.

Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação
A Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (RICI) é um periódico científico editado pela Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (FCI/UnB) por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e destina-se a disseminar trabalhos científicos originais, inéditos, resultantes de pesquisa em ciência da informação e áreas correlatas.

Transinformação
A Transinformação, editada pela PUC-Campinas, publica trabalhos inéditos que contribuam para o estudo e o desenvolvimento científico nas áreas da Ciência da Informação e Ciências de domínio conexo.

no exterior:

American Archivists
É o periódico da Society of American Archivists (SAA). Busca refletir sobre os desenvolvimentos teóricos e práticos da profissão de arquivista, especialmente na América do Norte; sobre as relações entre arquivistas e os criadores e usuários de arquivos, e sobre mudanças culturais, sociais, legais e tecnológicas que afetam a natureza e a necessidade de criar e manter o registro das informações.

Archival Science
É uma revista internacional que promove o desenvolvimento da Arquivologia como uma disciplina científica autônoma. Abrange todos os aspectos da teoria arquivística, metodologia e prática. Além disso, investiga diferentes culturas e promove a troca e comparação de conceitos, visões e atitudes em todo o mundo. A abordagem Arquivologia é integrada, interdisciplinar e intercultural. O seu âmbito abrange todo o campo de informações relacionadas com o processo registrado, analisado em termos de forma, estrutura e contexto.

Archivaria
Editada pela Association of Canadian Archivists (ACA), é dedicada à investigação acadêmica de arquivos no Canadá e no exterior, em especial aos estudos sobre avaliação, preservação e acesso a documentos de valor permanente. Em apoio a estes objetos, publica trabalhos em áreas afins, tais como história, ciência da informação, ciência política, sociologia, direito, antropologia cultural, história da arte, geografia, comunicação e estudos de mídia.

Archives
Editada pela Association des Archivistes du Québec (AAQ), publica os resultados de pesquisa e reflexão em relação à teoria e prática arquivística. Também contribui para a representação da comunidade arquivística de Quebec nos cenários nacional e internacional.

Comma
Comma (vírgula, em inglês) é a principal publicação do Conselho Internacional de Arquivos (ICA, na sigla em inglês). A revista busca alcançar um público mais vasto que os associados do ICA e os profissionais de arquivo em geral. Publica trabalhos de congresso e eventos da instituição e questões temáticas especiais. O foco comum de cada edição é a pesquisa, administração e desenvolvimento de arquivos e a profissão de arquivo em um âmbito mundial.

Documentación
Editada pela Fundación Ciencias de la Documentación, ONG espanhola presente em 23 países, publica notícias, entrevistas e ensaios sobre profissionais e instituições que buscam atender a Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Tábula
Tábula é a revista anual da Asociación de Archiveros de Castilla y León (ACAL), Espanha, dedicada à investigação da teoria e prática arquivística. Publicada desde 1992, esta revista tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma nova Arquivística, em que se integrem o tratamento da documentação histórica e a gestão dos documentos administrativos, uma Arquivística aberta às contribuições de outras disciplinas, uma Arquivística autônoma e com seus próprios princípios e métodos, que possam fazer frente aos problemas dos arquivos. Cada número aborda um tema de interesse arquivístico.