Relato de experiência

O uso do Moodle para a capacitação dos servidores da FURG

Autores

  • Karin Christine Schwarzbold Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Andre Zanki Cordenonsi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Capacitação, Moodle, FURG

Resumo

O presente relato de experiência: o uso do Moodle para a capacitação dos servidores da FURG tem por objetivo constatar a eficiência do e-learning para capacitação em noções de arquivo. Para tanto, buscou-se conhecer as formas de capacitação, analisar os ambientes virtuais de ensino aprendizagem e verificar a satisfação dos alunos com relação a propostas. Esta pesquisa é considerada aplicada, por sua natureza, e qualitativa, quanto à forma de abordagem do problema. De uma forma geral foi possível avaliar que o curso teve êxito atendendo as necessidades da Instituição e dos servidores técnicos administrativos tendo como uma das questões mais citadas o conhecimento do instrutor e a praticidade do uso do Moodle para a execução do curso. A única exceção encontrada com relação ao uso do Moodle para capacitação de noções arquivísticas foi com relação as orientações referentes a classificação. Foi possível concluir que esse assunto é fundamental a aula presencial expositiva com prática.

Biografia do Autor

Karin Christine Schwarzbold , Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Arquivista da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Andre Zanki Cordenonsi , Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Schwarzbold , K. C. ., & Zanki Cordenonsi , A. . (2017). Relato de experiência: O uso do Moodle para a capacitação dos servidores da FURG. Informação Arquivística, 6(1), 270–281. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/105

Edição

Seção

Dossiê ENARQUIFES