O acesso, via web, ao patrimônio documental da Universidade Federal do Rio grande - FURG

A aplicabilidade da digitalização e do software AtoM (ICA-AtoM)

Autores

  • Elisangela Gorete Fantinel Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Daniel Flores Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Dhion Carlos Hedlund Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Andrea Gonçalves dos Santos Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Mateus de Moura Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Palavras-chave:

Patrimônio documental, FURG, AtoM

Resumo

Fundada em 1969, a Universidade do Rio Grande - URG, atualmente Universidade Federal do Rio Grande - FURG, conta com mais de 12.000 acadêmicos (infantil, graduação e pós-graduação em todas as modalidades) e mais de 2.000 servidores (técnicos e docentes) distribuídas nas cidades de Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha. A FURG visa promover o avanço do conhecimento e a educação plena com excelência, formando profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento humano e para a melhoria da qualidade socioambiental, tudo sem esquecer do seu bem mais precioso, sua história. Contidos em documentos, custodiados pela Coordenação de Arquivo Geral e tratados arquivisticamente, as atas de reuniões do Conselho Universitário, órgão máximo deliberativo da Universidade destinado a traçar a política universitária, apresentam em suas páginas e textos as primeiras iniciativas de gestão da educação superior na cidade de Rio Grande. Assim, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado de natureza aplicada, descritiva e qualitativa que, visou preservar e dar acesso ao patrimônio documental arquivístico da instituição através da utilização de plataformas de acesso com adoção de software livre, com requisitos arquivísticos estandardizado e chancelado pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA), como é o caso do AtoM (ICA-AtoM), na versão 2.2. Ao realizar a descrição multinível na plataforma AtoM, foi possível identificar a eficácia da ferramenta e a facilidade de compreensão e utilização desse software que possibilita criar, fazer ajustes, editar e excluir descrições que, para garantir a eficácia no uso das suas funcionalidades e potencializar os seus resultados, é preciso utilizar conceitos fundamentais da Arquivologia. Atualmente, 242 atas encontram-se descritas e os representantes digitais estão disponíveis na plataforma, no site institucional da FURG, possibilitando realizar a consulta ao acervo, via internet, sem precisar acessar os documentos originais, em suporte papel.

Biografia do Autor

Elisangela Gorete Fantinel , Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Arquivista da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Daniel Flores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor titular de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Dhion Carlos Hedlund , Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professor Assistente do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Bacharel em Arquivologia e Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Andrea Gonçalves dos Santos , Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Arquivista da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Formación en la Sociedad del Conocimiento da Universidad de Salamanca (USAL), Espanha.

Mateus de Moura Rodrigues , Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professor do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Bacharel em Arquivologia e Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Fantinel , E. G. ., Flores, D., Hedlund , D. C., Gonçalves dos Santos , A. ., & de Moura Rodrigues , M. . (2017). O acesso, via web, ao patrimônio documental da Universidade Federal do Rio grande - FURG: A aplicabilidade da digitalização e do software AtoM (ICA-AtoM). Informação Arquivística, 6(1), 318–333. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/109

Edição

Seção

Dossiê ENARQUIFES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)