Implantação do assentamento funcional digital em uma instituição federal

Autores

  • Pedro Felipy Cunha da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Assentamento Funcional Digital, Administração Pública, Arquivologia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo entender quais as dificuldades existentes para a implantação do Assentamento Funcional Digital – AFD numa instituição federal de ensino, e para encontrar tais respostas, teve como objetivo geral apresentar o processo de planejamento da implantação do Assentamento Funcional Digital – AFD no Instituto Federal de Pernambuco e como objetivos específicos conhecer as etapas necessárias para a implantação do AFD no IFPE, identificar o plano de ação para execução das etapas de implantação do AFD no IFPE; e relatar a experiência de implantação do AFD no Campus Recife do IFPE. A motivação do presente trabalho é a necessidade do setor público de adequar a sua produção de documentos em ambiente eletrônico para atender a legislação e ao pouco volume de pesquisas sobre o tema aliada a mudança de paradigma que tal demanda provoca para a Administração Pública, haja vista que há a necessidade de mudança de cultura, mas também de planejamento e capacitação de todos os envolvidos para que o processo seja bem sucedido. A metodologia utilizada é o relato de caso, em que a experiência prática será confrontada com a literatura da área. O resultado apresentado é um modelo de implantação com estratégias consolidadas para execução do AFD.

Biografia do Autor

Pedro Felipy Cunha da Silva , Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Arquivista da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Graduado em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Cunha da Silva , P. F. . (2017). Implantação do assentamento funcional digital em uma instituição federal. Informação Arquivística, 6(1), 334–350. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/110

Edição

Seção

Dossiê ENARQUIFES