Estratégias de implantação e consolidação do Memorial da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Marcela Gonçalves Teixeira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Mônica Maria Mesquita Gonçalves Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Gerda de Souza Holanda Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Patrimônio Documental Arquivístico, Memorial, Patrimônio Cultural, Arquivos Universitários

Resumo

O trabalho tem como objeto investigar as estratégias de difusão e acesso ao patrimônio documental institucional a partir da implantação e consolidação do Memorial da Universidade Federal do Ceará. O campo de estudo foi o próprio Memorial da UFC. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória. A coleta de dados foi feita por meio da observação direta simples e do levantamento de informações sobre as atividades realizadas no próprio setor no último biênio. A pesquisa foi feita em três etapas: a primeira constou da revisão de literatura; na segunda etapa, fizemos o mapeamento das atividades e ações realizadas pelo Memorial da UFC nos anos de 2015 e 2016 extraídas do relatório de gestão anual e a terceira etapa constou da análise de seus próprios resultados. Concluiu-se que a implantação de um Memorial é um exemplo de estratégia de sucesso para a salvaguarda da memória e do patrimônio universitário.

Biografia do Autor

Marcela Gonçalves Teixeira , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Arquivista e Coordenadora do Memorial da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela UFC.

Mônica Maria Mesquita Gonçalves , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Arquivista da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduada em Gestão Estratégica de Administração de Arquivos pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE).

Gerda de Souza Holanda , Universidade Federal do Ceará (UFC)

Responsável pelo Setor Educacional do Memorial da Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

Gonçalves Teixeira , M. ., Mesquita Gonçalves , M. M., & de Souza Holanda , G. . (2017). Estratégias de implantação e consolidação do Memorial da Universidade Federal do Ceará. Informação Arquivística, 6(1), 363–371. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/112

Edição

Seção

Dossiê ENARQUIFES