Considerações sobre a modalidade profissional da pós-graduação em comunicação e informação

Autores

  • Eliezer Pires da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Mestrado profissional, Doutorado profissional, Modalidade profissional de pós-graduação

Resumo

Destaca-se o cenário atual da modalidade profissional no Sistema Nacional de Pós-Graduação no Brasil. Apresenta-se os elementos definidores da trajetória e da caracterização do modelo brasileiro de pós-graduação stricto sensu profissional. Reconhece-se o percurso de institucionalização dos programas profissionais na área de Comunicação e Informação, considerando o horizonte de criação dos doutorados profissionais. Constata-se os desafios na inovação pedagógica, na pertinência da pesquisa científica com utilidade social cada vez mais imediata e na formação reflexiva de atores sociais para além da capacitação profissional.

Biografia do Autor

Eliezer Pires da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Arquivista do Arquivo Nacional lotado na Coordenação de Apoio ao Conselho Nacional de Arquivos. Professor efetivo do Departamento de Arquivologia da UNIRIO, atuando na graduação em Arquivologia, no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos e no Programa de Pós-Graduação em Memória Social. Coordenador dos Programas Profissionais da área Comunicação e Informação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mandato 2018-2022.

Downloads

Publicado

2022-10-20

Como Citar

Pires da Silva, E. (2022). Considerações sobre a modalidade profissional da pós-graduação em comunicação e informação. Informação Arquivística, 7(1), 34–44. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/127

Edição

Seção

Dossiê PPGARQ

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.