Filosofia e Informação: dos muitos sentidos de Informação e algumas abordagens filosóficas

Contribuições para a epistemologia da informação

Autores

  • Valéria Cristina Lopes Wilke Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Informação, Filosofia, Abordagens filosóficas da informação

Resumo

As pesquisas que estão na origem deste artigo estão marcadas pela preocupação de se considerar as contribuições da tradição filosófica para a discussão da informação e da sua presença na sociedade contemporânea, e também para os saberes que lidam com a informação. Ressalta-se que as pontes teóricas entre o aporte filosófico e a Arquivologia, a Ciência da Informação, a Biblioteconomia ainda se encontram em fase de construção e que, gradualmente, os subsídios filosóficos estão sendo incorporados por alguns pesquisadores destas áreas. No campo da Filosofia, a informação como um elemento relevante para o entendimento da realidade, acha-se também em fase de maior reconhecimento, pois a informação, neste âmbito, não possui ainda a mesma visibilidade de objeto do conhecimento como nos domínios das Ciências Sociais. Mas as pontes que ligam o fenômeno informacional ao horizonte filosófico estão sendo erguidas. O presente artigo visa apresentar algumas abordagens filosóficas da informação.

Biografia do Autor

Valéria Cristina Lopes Wilke, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Ciência da informação; Professora da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-10-09

Como Citar

Lopes Wilke, V. C. . (2022). Filosofia e Informação: dos muitos sentidos de Informação e algumas abordagens filosóficas : Contribuições para a epistemologia da informação. Informação Arquivística, 1(1), 91–112. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/13

Edição

Seção

Artigos livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)