Abordagem da Nobrade nos currículos dos cursos de Arquivologia do Brasil

Bruno Machado Morais, Cynthia Roncaglio

Resumo


A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade), desde que foi lançada em 2006, passou a ser um documento de referência para a descrição de documentos arquivísticos. Considerando seu impacto nas reformulações técnicas e metodológicas de descrição dos documentos arquivísticos, o seu conteúdo e aplicação passam a ser importantes não apenas entre os profissionais que atuam com a atividade de descrição, mas também para estudantes de Arquivologia que estão realizando sua formação e atuarão possivelmente, nessa área. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar se - e como - a Nobrade é abordada nos currículos dos cursos de Arquivologia existentes no Brasil. Para atingir nosso objetivo foi adotada metodologia quantitativa e qualitativa, contemplando o mapeamento dos cursos de Arquivologia, seus respectivos currículos e a identificação das disciplinas que se referem à Nobrade no conteúdo programático e/ou na bibliografia do plano de ensino da disciplina. De acordo com a pesquisa, constatou-se que embora a Nobrade seja um instrumento de referência para a descrição arquivística no Brasil, ainda é pouco abordada nos cursos de Arquivologia. Todavia, a pesquisa indicou que ao menos uma disciplina obrigatória de cada instituição cita a Nobrade. Assim, todos os discentes, antes de se formar, obrigatoriamente sabem da existência da Norma. Se levarmos em consideração que nas disciplinas Arquivo permanente, Descrição arquivística ou nomes equivalentes, a atividade de descrição de documentos de arquivos é abordada, temos uma matéria por curso que vai utilizar as normas de descrição arquivística. Há, porém, certa discrepância quanto ao número de disciplinas que utilizam a Nobrade em cada curso, e em relação às horas-aulas das disciplinas que abordam a Norma. A pesquisa conclui que devido às diferenças de cargas horárias totais dos cursos de Arquivologia no Brasil e, consequentemente, ao número de disciplinas ministradas, o ensino da Nobrade ainda é bastante variável, com maior ou menos grau de profundidade em cada curso de Arquivologia, em grande parte, devido à falta de harmonização curricular.


Palavras-chave


Descrição arquivística; Nobrade; normas de descrição; cursos de Arquivologia.

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