A informação no contexto arquivístico

Uma discussão a partir dos conceitos de informação-como-coisa e informação orgânica

Autores

  • Natália Tognoli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Palavras-chave:

Informação orgânica, Informação-como-coisa, Arquivologia, Ciência da Informação

Resumo

A informação sempre desempenhou um papel fundamental na vida social, no entanto, nos últimos anos, com a chamada “era da informação”, as discussões acerca do objeto “informação” têm acompanhado um crescimento expoente, tanto em ambiente acadêmico, quanto no cotidiano das sociedades. Este trabalho discute a informação sob o ponto de vista das Ciências da Informação, mais especificamente da Arquivística, a partir dos conceitos de informação-como-coisa, de Buckland, e informação orgânica, de Couture, Ducharme e Rousseau enquanto substitutos do objeto “documento de arquivo”.

Biografia do Autor

Natália Tognoli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Bacharel em Arquivologia, Mestre e Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp; Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.

Downloads

Publicado

2022-10-09

Como Citar

Tognoli, N. . (2022). A informação no contexto arquivístico: Uma discussão a partir dos conceitos de informação-como-coisa e informação orgânica. Informação Arquivística, 1(1), 113–122. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/14

Edição

Seção

Artigos livres