Recomendações para implantação de um programa de gestão de documentos para o Instituto Federal do Amazonas

Autores

  • Raquel Diniz Bandeira IFAM
  • Ana Celeste Indolfo PPGARQ/UNIRIO
  • Alexandre de Souza Costa UFAM

Palavras-chave:

Gestão de documentos, Normas arquivísticas, ISO 15489, IFAM

Resumo

Este artigo apresenta o produto técnico-científico resultado da pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral deste estudo foi propor recomendações para implantação de um programa de gestão de documentos para o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), visando colaborar com as práticas arquivísticas adotadas pela instituição. Realizou-se um diagnóstico da situação arquivística institucional para verificar quais procedimentos de gestão de documentos são aplicados pelos serviços arquivísticos do IFAM e identificar quais diretrizes da ISO 15489:2018 e 30300:2016 podem ser aplicadas na instituição, como boas práticas de gestão de documentos. Quanto à metodologia, utilizou-se à pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para realização do diagnóstico, optou-se pelo uso de questionário com perguntas abertas e fechadas, a fim de obter informações da Reitoria e das dezessete unidades de ensino do Instituto. Com a análise dos dados coletados, e a partir das boas práticas difundidas nas normas internacionais, propõe-se cinco recomendações para implantação do programa de gestão de documentos no IFAM, sendo elas: definição da política arquivística institucional, a designação de responsabilidades, a aplicação dos instrumentos técnicos de gestão de documentos, a constituição e divulgação da comissão permanente de avaliação de documentos e a preservação de documentos arquivísticos.

Biografia do Autor

Raquel Diniz Bandeira, IFAM

Técnica em Arquivo do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Mestre em Gestão de documentos e Arquivos pelo PPGARQ/UNIRIO.

Ana Celeste Indolfo, PPGARQ/UNIRIO

Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGARQ/UNIRIO).

Alexandre de Souza Costa, UFAM

Professor da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professor colaborador do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGARQ/UNIRIO).

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

Diniz Bandeira, R., Indolfo, A. C., & de Souza Costa, A. (2023). Recomendações para implantação de um programa de gestão de documentos para o Instituto Federal do Amazonas. Informação Arquivística, 8(1), 120–141. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/147

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.