Seção de filmes do Arquivo Nacional

diálogos em preservação com cinematecas no Brasil

Autores

  • Walmor Martins Pamplona Universidade de Coimbra
  • Aline Lopes de Lacerda COC/FIOCRUZ

Palavras-chave:

Arquivo Nacional do Brasil, Preservação audiovisual, Arquivos audiovisuais, Cinemateca

Resumo

O presente artigo[1] tem por objetivo apresentar uma análise sobre a trajetória de criação, implantação e desenvolvimento da seção de filmes do Arquivo Nacional (AN). A partir dessa perspectiva, pretende se concentrar em um aspecto que marcou a experiência de trabalho da referida seção e que serviu de norteador para as iniciativas realizadas em relação à preservação e à gestão do seu acervo de filmes: a influência do modelo de tratamento de filmes empregado nas atividades realizadas pelas cinematecas, no Brasil — Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro — na implantação da gestão do acervo de filmes do Arquivo Nacional. O artigo irá se basear na apresentação da trajetória da seção de filmes do Arquivo Nacional, a partir do momento de modernização vivido pela instituição, no início dos anos de 1980, em dois movimentos analíticos. O primeiro, sistematizando as informações colhidas por pesquisa em documentos no próprio AN, com foco nos primeiros anos de implantação da seção de filmes; o segundo, sublinhando as relações com as cinematecas nesse processo e seus impactos na constituição da seção de filmes.

 

 

Biografia do Autor

Walmor Martins Pamplona, Universidade de Coimbra

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra, Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ/UNIRIO), graduado em Comunicação (UFRJ) e Arquivologia (UNIRIO).

Aline Lopes de Lacerda, COC/FIOCRUZ

Doutora em História Social (FFLCH/USP), pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e professora do Programa de Pós-graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (COC/FIOCRUZ).

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

Martins Pamplona, W., & Lopes de Lacerda, A. (2023). Seção de filmes do Arquivo Nacional: diálogos em preservação com cinematecas no Brasil. Informação Arquivística, 8(1), 142–165. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/148

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)