As funções de produção, classificação e avaliação de documentos arquivísticos no software Nuxeo Document Management

Autores

  • Daniel Flores Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Sérgio Renato Lampert Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Nuxeo, Gestão eletrônica de documentos, Produção de documentos, Avaliação de documentos, Classificação de documentos

Resumo

O presente artigo apresenta o estudo do software Nuxeo frente à implementação das funções arquivísticas de produção, classificação e avaliação de documentos. A análise da ferramenta possibilitou verificar o procedimento de instalação, apontando dificuldades e barreiras para os profissionais arquivistas que desejam instalar a solução. Também pôde-se verificar o processo de produção documental no aplicativo, identificando que este é o procedimento balizador da gestão documental. Ademais, foi possível examinar a função de classificação dos documentos produzidos no software, que apontou o atendimento aos preceitos arquivísticos. Igualmente pôde-se analisar a implementação da avaliação documental na ferramenta, identificando a possibilidade de implantar o processo avaliativo, bem como a teoria das três idades durante a produção de documentos. No entanto, o sistema não operacionaliza a avaliação documental de modo automatizado, como nas outras funções. Por fim, elaborou-se um manual voltado para os profissionais arquivistas instalarem e utilizarem o Nuxeo DM.

Biografia do Autor

Daniel Flores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Doutor do Departamento de Documentação do Curso de Arquivologia e Mestrado em Patrimônio Cultural da UFSM.

Sérgio Renato Lampert, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Especialista em Gestão em Arquivos, membro do grupo de pesquisa de Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos-GED/A e mestrando em Patrimônio Cultural da UFSM.

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Flores, D., & Lampert, S. R. . (2022). As funções de produção, classificação e avaliação de documentos arquivísticos no software Nuxeo Document Management. Informação Arquivística, 2(1), 41–64. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/19

Edição

Seção

Artigos livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)