O documento e a “via simbólica”

Sob a tensão da “neodocumentação”

Autores

  • Gustavo Silva Saldanha Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Palavras-chave:

Epistemologia da Ciência da Informação, Neodocumentação, Documento, Via simbólica, Paul Outlet

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir a condição “simbólica” do conceito de documento sob a reflexão contemporânea dos estudos filosóficos da organização dos saberes. A partir da crítica recente apresentada pelas abordagens “neodocumentalistas” à Ciência da Informação, buscou-se avaliar a condição epistemológica do campo e as novas possibilidades de interpretação de suas teorias e de sua práxis. O trabalho reconhece a ênfase atual nos estudos da linguagem ordinária e a influência da crítica pragmatista e pós-estruturalista sobre a construção do conhecimento nos estudos desenvolvidos no campo. Como consequência desta reflexão, identifica-se que o papel do conceito de “documento” na atualidade cumpre diferentes funções epistemológicas na Ciência da Informação, como crítica historiográfica, torção filosófica, revisão da práxis e estratégia discursiva teórica. Ao mesmo tempo, surge a emergência de um conceito mais amplo de “materialidade”, não apenas significado pela razão fisicalista, mas determinado sob um ponto de vista culturalista. Este conceito pode ser vislumbrando nos trabalhos dos “neodocumentalistas”, principalmente Bernd Frohmann, como também pode ser identificado em uma análise crítica das visões sociopolíticas de Paul Otlet.

Biografia do Autor

Gustavo Silva Saldanha, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Silva Saldanha, G. (2022). O documento e a “via simbólica”: Sob a tensão da “neodocumentação”. Informação Arquivística, 2(1), 65–88. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/20

Edição

Seção

Artigos livres