Abordagem da Nobrade nos currículos dos cursos de Arquivologia do Brasil

Autores

  • Bruno Machado Morais Universidade de Brasília (UnB)
  • Cynthia Roncaglio Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Brasil, Descrição arquivística, Nobrade, Normas de descrição, Cursos de Arquivologia

Resumo

A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade), desde que foi lançada, em 2006, passou a ser um documento de referência para a descrição de documentos arquivísticos. Considerando seu impacto nas reformulações técnicas e metodológicas de descrição dos documentos arquivísticos, o seu conteúdo e aplicação passam a ser importantes não apenas entre os profissionais que atuam com a atividade de descrição, mas também para estudantes de Arquivologia que estão realizando sua formação e atuarão possivelmente, nessa área. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar se – e como – a Nobrade é abordada nos currículos dos cursos de Arquivologia existentes no Brasil. Para atingir nosso objetivo, foi adotada metodologia quantitativa e qualitativa, contemplando o mapeamento dos cursos de Arquivologia, seus respectivos currículos e a identificação das disciplinas que se referem à Nobrade no conteúdo programático e/ou na bibliografia do plano de ensino da disciplina. A pesquisa conclui que devido às diferenças de cargas horárias totais dos cursos de Arquivologia no Brasil e, consequentemente, ao número de disciplinas ministradas, o ensino da Nobrade ainda é bastante variável, com maior ou menor grau de profundidade em cada curso de Arquivologia, em grande parte, devido à falta de harmonização curricular.

Biografia do Autor

Bruno Machado Morais , Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em História pelo Centro Universitário de Brasília. Pós-Graduado em Tecnologia da Informação pela Gama Filho. Graduado em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Cynthia Roncaglio , Universidade de Brasília (UnB)

Professora do Curso de Graduação em Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Machado Morais , B. ., & Roncaglio , C. . (2015). Abordagem da Nobrade nos currículos dos cursos de Arquivologia do Brasil. Informação Arquivística, 4(2), 22–34. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/66

Edição

Seção

Artigos livres