Princípios básicos sobre o papel dos arquivistas na defesa dos direitos humanos

Autores

  • Conselho Internacional de Arquivos
  • Vitor Manoel Marques da Fonseca Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Arquivos, Arquivistas, Direitos Humanos, Ética profissional, Princípios profissionais

Resumo

Os princípios básicos sobre o papel dos arquivistas na defesa dos direitos humanos estão organizados em duas partes: o preâmbulo e o conjunto de princípios. O preâmbulo fornece o quadro conceitual para os princípios. Cada princípio é acompanhado de um texto explicativo que não é parte do princípio. Os princípios estão agrupados em cinco seções: as duas primeiras cobrem as funções arquivísticas básicas; a terceira, a situação especial do trabalho com arquivos que podem documentar ações condenáveis e com arquivos deslocados; a quarta e a quinta são dedicadas aos papéis e direitos dos arquivistas como profissionais.

Biografia do Autor

Vitor Manoel Marques da Fonseca, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor do Depto. de Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Presidente da Section on Archives and Human Rights do International Council on Archives (Conselho Internacional de Arquivos).

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

Internacional de Arquivos, C., & Marques da Fonseca, V. M. . (2016). Princípios básicos sobre o papel dos arquivistas na defesa dos direitos humanos. Informação Arquivística, 5(1), 90–121. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/76

Edição

Seção

Tradução

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)