Gestão documental na empresa Morar Construtora e Incorporadora

Plano de implantação do sistema de gerenciamento arquivístico

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Suelen de Oliveira Campos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

Profissional da informação, Gestão documental, Acervo, Documento, Informação Arquivística

Resumo

Apresenta a implantação do Projeto de Estruturação do Sistema de Arquivo na empresa Morar Construtora, uma empresa do ramo da Construção Civil, que visualiza a importância de uma gestão consciente em seu acervo arquivístico. O projeto foi desenvolvido em dois anos por meio de uma política de gestão documental e organização do arquivo físico na fase intermediária e permanente, fornecendo orientações técnicas aos produtores dos documentos. Visando a implantar o gerenciamento documental na organização, o primeiro passo foi a contratação de um arquivista, responsável em realizar a elaboração do projeto e colocá-lo em prática dentro da empresa por meio de seu conhecimento prático e técnico das atividades arquivísticas. Ao final, constatou-se que o profissional da informação atua de forma a fomentar a gestão documental, proporcionando à empresa informações úteis e precisas com a máxima qualidade, segurança e agilidade possíveis, facilitando o processo decisório e solucionando inúmeros problemas organizacionais. Em linhas gerais, concluiu-se que as metodologias, os instrumentos e as técnicas utilizadas no processo de gestão documental somente terão êxitos se forem permeadas por atividades de diagnóstico e planejamento, tendo o arquivista importante papel e atuação interdisciplinar na elaboração e implantação dessas atividades organizacionais.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduado em Biblioteconomia pela UFES; mestrando do Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da UFMG.

Suelen de Oliveira Campos , Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduada em Arquivologia e Biblioteconomia pela UFES. Especialista em Gerenciamento de Projetos.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Santa Anna , J. ., & de Oliveira Campos , S. . (2016). Gestão documental na empresa Morar Construtora e Incorporadora: Plano de implantação do sistema de gerenciamento arquivístico. Informação Arquivística, 5(2), 3–21. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/80

Edição

Seção

Artigos livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)