Informação, documento e o resto na construção da realidade social

Autores

  • Geni Chaves Fernandes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Informação, Documento, Realidade social, Web

Resumo

As perguntas sobre o documento, no neodocumentalismo da Ciência da Informação, e sobre a informação arquivística, na Arquivologia, abrem as possibilidades de estudos em comum também sobre o papel, modo de construção e efeitos sociais dos artefatos info-documentais. Algumas teorias críticas que atravessam as ciências humanas e sociais apontam, nas práticas documentárias institucionalizadas e na disseminação da informação, funções de controle na produção da realidade social. Mas ficam ainda pouco contempladas as práticas de transmissão, troca e construção de sentidos e saberes não institucionalmente validados e quase nunca registrados, que não só resistem aos modelos propostos ou impostos na regulação do social, quanto os deformam. Ou seja, práticas que produzem o resto, a não-informação e o não-documento e também realidade. Transpostas à web, onde ganham amplitude, visibilidade e adesões, estas práticas recolocam dúvidas sobre a informação e o documento e aclaram novos espaços de pesquisa que articulem informação, documento e o resto.

Biografia do Autor

Geni Chaves Fernandes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Ciência da Informação - UFRJ/IBICT; Professora Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Downloads

Publicado

2022-10-09

Como Citar

Chaves Fernandes, G. (2022). Informação, documento e o resto na construção da realidade social. Informação Arquivística, 1(1), 5–26. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/9

Edição

Seção

Artigos livres