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Diretrizes para Autores

Dimensões do texto

Os textos a serem apresentados poderão ter a forma e dimensões que permitam ser inseridos nas seguintes seções da Informação Arquivística:

a)    Artigo - Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...), preferencialmente concluída, destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados - máximo 20 laudas.

b)    Comunicações de Trabalhos/Pesquisas em Andamento: Reúnem informações sobre projetos e pesquisas em andamento ou recém-concluídos, centrados na descrição do tema, na apresentação e discussão de experimentos, nas observações, e nos resultados, mesmo parciais; ou sobre experiências profissionais desenvolvidas na Arquivologia e em áreas afins. Máximo 10 laudas.

c)    Pontos de Vista/Notas/Comentários: comportam observações, opiniões, críticas, ponderações, explicações sobre temas de interesse do público-alvo, tais como aspectos da política em C&T no âmbito nacional e internacional; notas sobre cursos e programas institucionais; avaliações de caráter científico sobre eventos na área Arquivística, etc. máximo 7 laudas.

d)     Resenhas - Texto que apresente uma apreciação crítica de livros recém-editados nos campos da Arquivologia e Ciência da Informação - máximo 05 laudas.

e)    Entrevistas.

 

Recomenda-se o uso das seguintes normas da ABNT:

  • Artigo em publicação periódica científica impressa - apresentação (NBR-6022/2003);
  • Referências bibliográficas (NBR-6023/2002);

Exemplos:

Artigo com um autor

OLIVEIRA, A. Direito à memória das comunidades tradicionais: organização de acervo nos terreiros de candomblé de Salvador, Bahia. Ciência da Informação, v.39, n.2, p.84-91, 2011.

Artigo com dois autores

GRIPPA, G.; BISOFFI, G.C. Memória e hipertexto: uma reflexão sobre o conhecimento relacional. Transinformação, v.22, n.3, p.233-246, 2009.

Artigo em suporte eletrônico

MOURA, M.A. Informação e conhecimento em redes virtuais de cooperação científica: necessidades, ferramentas e usos. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v.10, n.2, 2009. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2009.

Livro

GARCÍA GUTIÉRREZ, A. Epistemología de la documentación. Barcelona: Stonberg, 2011.

Livro em suporte eletrônico

BRASIL. Ministério da Saúde. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2001. 199p. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2010.

Capítulos de livros

GASQUE, K.C.G.D. Teoria fundamentada: nova perspectiva à pesquisa exploratória. In: MUELLER, S.P.M. (Org.). Métodos para a pesquisa em ciência da informação. Brasília: Thesaurus, 2007. p.107-142.

Capítulo de livro em suporte eletrônico

SABADINI, A.A.Z.P.; SAMPAIO, M. I. C.; NASCIMENTO, M. M. Preparando um periódico científico. In: SABADINI, A.A.Z.P.; SAMPAIO, M. I.C.; KOLLER, S. H. (Org.). Publicar em psicologia: um enfoque para a revista científica.

São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia; 2009. p. 35-74. Disponível em: . Acesso em: 3 jun. 2011.

Dissertações e teses

PEREIRA, R. Espaço Interativo (Ei!): o portal de relacionamento como suporte e estímulo à relação universidade-empresa. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

Trabalhos apresentados em congressos, seminários etc.

AMARAL, M.S.; PINHO, J.A.G. Sociedade da informação e democracia: procurando a accountability em portais municipais da Bahia. In: ENCONTRO DA ASSSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2008. 1 CD-ROM.

Trabalhos apresentados em congressos, seminários etc. em formato eletrônico

GAUZ, V.; PINHEIRO, L.V.R. Fluxo da informação entre colecionadores, escribas e cientistas árabes na pré-instititucionalização da ciência, séculos IV ao XV. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA Informação, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos ... Rio de Janeiro: Unirio, 2010. Disponível em: .

Texto em formato eletrônico

Hepworth, M. Information literacy from the perspective of learners: implications for teaching information literacy and skills. Available from: . Cited: 20 Sept. 2007.

 

  • Citações em documentos (NBR 10520/2002): apresentação de citações literais – fazer a distinção entre a citação curta (inserida no próprio parágrafo; entre aspas) e a citação longa (parágrafo em separado, 4 cm à esquerda; espaço simples; fonte 11; sem aspas). Citação de documento no texto entre parênteses (sobrenome do autor, data da obra, página).
  • Numeração progressiva das seções de um documento escrito (NBR-6024/2003);
  • Resumo - apresentação (NBR 6028/2003).

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman, tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. Apresenta título, subtítulo (se houver), resumo e palavras-chave em língua estrangeira; trata-se de elemento obrigatório, versão do resumo na língua do texto, para idioma de divulgação internacional, com as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé, por exemplo), assim como as palavras-chave (em inglês Keywords, em espanhol Palabras clave, em francês Mots-clés, por exemplo).
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  7. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

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