Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para apresentação dos originais

A revista Informação Arquivística publica somente trabalhos inéditos, submetidos por meio do sistema Open Journal Systems (OJS), com exceção dos dossiês temáticos.

Todo artigo enviado à revista deve ser acompanhado de até quatro palavras-chave e de um resumo com, no máximo, 70 palavras (cerca de 500 caracteres com espaços). Título, resumo e palavras-chave devem ser encaminhados em português, inglês e/ou em espanhol no mesmo documento do texto e devem ser considerados na contagem de páginas/caracteres.

Os textos deverão ser submetidos em .doc, .docx ou .rtf, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, formato de página A4. As margens devem seguir o padrão de 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita.

Imagens – Cada artigo pode conter até cinco imagens, com as respectivas legendas e referências, e a indicação de sua localização no texto. As imagens devem ter resolução mínima de 300 dpi no formato .tif e ser submetidas como documento suplementar, no passo 2 da submissão pelo OJS.

Tabelas, quadros e gráficos – Tabelas e quadros podem ser compostos em Word e inseridos no próprio arquivo do artigo; os gráficos, preferencialmente em Excel.

Notas e remissões bibliográficas – As notas explicativas devem constar no rodapé das páginas, em algarismos arábicos, e ter no máximo cinco linhas. As remissões bibliográficas não devem ser feitas em notas e sim no corpo do texto. O(A) autor(a) deve ser citado(a) entre parênteses pelo sobrenome separado por vírgula do ano de publicação: (Fulano, 2004). Se o nome estiver citado no texto, indica-se apenas a data entre parênteses: Fulano (2004). Quando houver necessidade de indicar a página, esta deverá vir separada por vírgula e precedida de “p.”: (Fulano, 2004, p. 54). Quando o(a) autor(a) possui mais de uma obra no mesmo ano, discrimina-se por letra minúscula após a data, sem espacejamento: (Fulano, 2004a) ou (Fulano, 2004b). Para obras com dois autores, ambos serão indicados, usando “;”: (Fulano; Beltrano, 2008). Se possuir mais de dois autores, inclui-se somente o primeiro seguido de “et al.”: (Fulano et al., 1999).

Referências bibliográficas – Devem constituir lista única ao final do artigo, em ordem alfabética, seguindo as normas estipuladas pela ABNT na NBR 6023: 2018. Links para as referências devem ser informados quando possível.

As fontes documentais devem constar em notas de rodapé, com as informações necessárias para a localização dos documentos (instituição custodiadora, fundo/coleção, notação etc.).

Os autores são responsáveis pela correção ortográfica e gramatical, correção de estilo e tradução, quando for o caso.

A revista Informação Arquivística poderá adequar os originais às suas normas editoriais e projeto gráfico.

Artigos livres

Política padrão de seção

Comunicações

Política padrão de seção

Relatos

Política padrão de seção

Pontos de Vista

Política padrão de seção

Entrevistas

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.