Imaginação classificatória e cultura documental

Autores

  • João Marcus Figueiredo Assis Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Arquivística, Classificação, Função social do arquivista, Análise antropológica, Função classificatória

Resumo

A classificação aparece como elemento fundamental no trabalho arquivístico. Tem por finalidade compor a organização dos documentos tanto no que diz respeito ao seu aspecto físico quanto conteúdo intelectual. Este trabalho tem como finalidade discutir os significados do conceito de classificação pelo aporte teórico das Ciências Sociais. Busca-se problematizar esse aspecto relevante do campo da Arquivologia o qual recorre a redes de significados de hierarquização, envolvendo aproximações ou distanciamentos a partir de categorias de pensamento. Através da análise das classificações e seus usos sociais é possível perceber a relevante força de imposição e de manipulação social que os sistemas classificatórios carregam. Portanto, um dos critérios da função social do arquivista deve ser a análise crítica das categorias de classificação utilizadas em seu trabalho.

Biografia do Autor

João Marcus Figueiredo Assis, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Ciências Sociais - UERJ; Professor Adjunto da UNIRIO; Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura Documental, Religião e Movimentos Sociais.

Downloads

Publicado

2022-10-09

Como Citar

Figueiredo Assis, J. M. (2022). Imaginação classificatória e cultura documental. Informação Arquivística, 1(1), 27–47. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/10

Edição

Seção

Artigos livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)