Manual de Arquivos Escolares

a construção de um produto técnico-científico

Autores

  • Fernanda da Silva Rodrigues SEEDUC
  • Priscila Ribeiro Gomes UNIRIO

Palavras-chave:

Manual de Arquivos Escolares, Arquivos escolares, Gestão de documentos

Resumo

O Manual de Arquivos Escolares é um produto técnico-científico que foi desenvolvido a partir das reflexões e descobertas obtidas na dissertação de mestrado intitulada "Organização de Arquivos Escolares: orientações a partir do olhar arquivístico". Essa dissertação foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ) e trouxe à tona a percepção sobre a ausência de práticas efetivas de gestão de documentos nas escolas, bem como a necessidade de aprimorar a gestão dos arquivos escolares. A partir dessas constatações, percebeu-se que a gestão de documentos escolares ainda é um desafio a ser enfrentado. Com o objetivo de contribuir nesse sentido, o Manual de Arquivos Escolares foi elaborado como um esforço de pesquisa. Ele foi projetado para auxiliar os profissionais não especializados que atuam nas escolas a lidarem com a gestão dos documentos, promovendo uma valorização do patrimônio documental escolar.

Biografia do Autor

Fernanda da Silva Rodrigues, SEEDUC

Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pelo PPGARQ/UNIRIO. Graduada em Arquivologia pela UNIRIO e em História pela UFRJ. Assistente Executivo da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC).

Priscila Ribeiro Gomes, UNIRIO

Doutora em Educação pela UNICAMP. Graduada em Arquivologia e Mestre em Educação pela UNIRIO. Especialista em planejamento, implementação e gestão em Educação a distância pela UFF. Professora Associada do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

da Silva Rodrigues, F., & Ribeiro Gomes, P. (2023). Manual de Arquivos Escolares: a construção de um produto técnico-científico. Informação Arquivística, 8(1), 56–76. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/144