Arquivologia e Pós-modernismo

Novas formulações para velhos conceitos

Autores

  • Terry Cook University of Manitoba

Palavras-chave:

Arquivologia, Governança, Pós-modernismo, Memória social

Resumo

Processo em vez de produto, se tornando em vez de ser, mais dinâmico do que estático, contexto em vez de texto, refletindo tempo e lugar em vez de absolutos universais - estas têm se tornado as palavras de ordem pós-modernas para analisar e entender ciência, sociedade, organização e negócios, entre outras. Estas deveriam também se tornar as palavras de ordem para a Arquivologia no novo século, bem como o fundamento para um novo paradigma conceitual relativo à profissão. O Pós-modernismo não é a única razão para reformular os principais preceitos da Arquivologia. Mudanças significativas no objetivo dos Arquivos como instituições e a natureza dos documentos arquivísticos são outros fatores que, combinados com percepções Pós-modernas, formam a base da nova percepção dos Arquivos como documentos arquivísticos, instituições e profissão na sociedade. Este ensaio explora a natureza do Pós-modernismo e da Arquivologia e sugere ligações entre ambos. Delineia duas mudanças amplas no pensamento arquivístico que sustentam o deslocamento do paradigma arquivístico, antes de sugerir novas formulações para os conceitos mais tradicionais da Arquivologia.

Biografia do Autor

Terry Cook, University of Manitoba

Professor visitante do programa de pós-graduação em Estudos de Arquivologia do Departamento de História da Universidade de Manitoba, Winnipeg, Canadá; consultor em arquivologia, editor freelance e escritor; de 1975 a 1998, foi arquivista, gerente e executivo sênior do Arquivo Nacional do Canadá, agora Biblioteca e Arquivos do Canadá.

Downloads

Publicado

2022-10-09

Como Citar

Cook, T. (2022). Arquivologia e Pós-modernismo: Novas formulações para velhos conceitos. Informação Arquivística, 1(1), 123–148. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/15

Edição

Seção

Tradução