O documento e a prova

Ordenamento jurídico, validações diplomáticas e a arquivística

Autores

  • Raquel Luise Pret Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Documento arquivístico, Diplomática, Discursos de verdade

Resumo

Reflexão sobre as relações entre o conceito de documento arquivístico e os critérios e validações que o definem como prova e verdade científica. Percepção do documento arquivístico como inscrição da verdade por validações, critérios e métodos que o regulam. Compreensão das relações entre a produção de verdade na cultura ocidental, o surgimento do documento e a regulação da verdade imposta pelo ordenamento jurídico. Influência dos métodos diplomáticos como saber instituído na validação de discursos verdadeiros registrados em documentos. Este trabalho é fruto do desenvolvimento das pesquisas da linha Processos teóricos e metodológicos da institucionalização da informação, pertencente ao grupo de pesquisa CNPq/UFF, Instituições, Políticas e Cultura da Informação.

Biografia do Autor

Raquel Luise Pret, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora substituta da UFF. Mestre em Memória Social pela UNIRIO, arquivista graduada pela UFF e historiadora licenciada pela UERJ.

Downloads

Publicado

2022-10-11

Como Citar

Pret, R. L. (2022). O documento e a prova: Ordenamento jurídico, validações diplomáticas e a arquivística. Informação Arquivística, 2(2), 55–73. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/28

Edição

Seção

Artigos livres