Considerações sobre as redes de conhecimento em Arquivologia

Uma análise a partir de teses e dissertações

Autores

  • João Paulo Borges da Silveira Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Pedro Ivo Silveira Andretta Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Arquivologia, Métricas em informação, Programas de pós-graduação, Redes

Resumo

O presente estudo toma teses e dissertações brasileiras com temáticas em Arquivologia defendidas no período de 2002 a 2011, procurando identificar a formação de redes entre os novos pesquisadores, os orientadores desses trabalhos e os membros das bancas avaliadoras, visando traçar os relacionamentos institucionais, regionais e disciplinares na área. Demonstra-se que as pesquisas brasileiras em Arquivologia têm uma origem multidisciplinar, sendo possível identificar poucos articuladores, uma forte presença da atuação das áreas da Ciência da Informação e da História, bem como uma concentração de avaliadores dessa produção por parte de pesquisadores da região Sudeste.

Biografia do Autor

João Paulo Borges da Silveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL). Especialista em Gestão em Arquivos (UFSM) e em Educação (CBM). Bacharel em Biblioteconomia (FURG).

Pedro Ivo Silveira Andretta, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre em Linguística (UFSCar). Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFSCar). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UFSCar).

Publicado

2022-10-11

Como Citar

Borges da Silveira, J. P. ., & Silveira Andretta, P. I. . (2022). Considerações sobre as redes de conhecimento em Arquivologia: Uma análise a partir de teses e dissertações. Informação Arquivística, 2(2), 74–102. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/29

Edição

Seção

Artigos livres