A conduta do arquivista frente à Lei de Acesso à Informação

Autores

  • Isadora Martins Marques da Rocha Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Glaucia Vieira Ramos Konrad Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Arquivista, Conduta profissional, Lei de Acesso à Informação

Resumo

A conduta dos profissionais da informação, particularmente do arquivista, é uma necessidade de estudo e discussão no cenário político atual, visto que a Lei de Acesso à Informação (LAI) está aos poucos sendo implementada nos órgãos públicos, cabendo analisar o papel deste profissional em meio ao processo de transparência da informação pública. Investigar a conduta do arquivista frente à LAI, Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, sob o prisma do Código de Ética do Arquivista do Conselho Internacional de Arquivos, trabalhando os princípios morais a serem adotados pelo arquivista atuante na esfera pública, é válido para caracterizar o que se espera de seu papel durante o exercício profissional. O estudo da inserção da LAI e a posição do profissional em relação à sua atuação também se insere nesta pesquisa, que busca perceber a ausência da abordagem sobre o tema no trabalho do arquivista.

Biografia do Autor

Isadora Martins Marques da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharel em Arquivologia, Especialista em Gestão em Arquivos pela UFSM e Mestranda em Patrimônio Cultural pelo PPGPC/UFSM.

Glaucia Vieira Ramos Konrad, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduação em Arquivologia e História. Doutora em História Social do Trabalho pela UNICAMP. Professora Adjunta do Departamento de Documentação da UFSM. Professora dos Programas de Pós-Graduação em História e do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, da UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq “Mundos do trabalho: história, movimentos, fontes e acervos documentais”.

Downloads

Publicado

2022-10-11

Como Citar

Marques da Rocha, I. M. ., & Vieira Ramos Konrad, G. . (2022). A conduta do arquivista frente à Lei de Acesso à Informação. Informação Arquivística, 2(2), 103–123. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/30

Edição

Seção

Artigos livres