Álbuns fotográficos familiares

Reflexões sobre a transição do âmbito privado para o público

Autores

  • Cristina Ribeiro dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ana Cristina de Albuquerque Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Documento arquivístico, Tratamento arquivístico, Álbum fotográfico familiar, Práticas arquivísticas

Resumo

O presente artigo analisa transição do álbum fotográfico familiar do âmbito privado para o âmbito público, bem como as tensões envolvidas no pro-cesso. Para tanto, parte-se da seguinte questão: quais são as possíveis perdas e ganhos, no sentido informacional, a que um álbum fotográfico familiar está sujeito quando transferido para um arquivo público? Para contemplar esta questão, objetiva-se analisar o processo de transição do álbum fotográfico familiar do âmbito privado para o público, evidenciar, através de revisão bibliográfica, as tensões envolvidas no processo e, finalmente, pontuar as alterações de caráter institucional, como perdas e ganhos de valor, seleções e alterações que o álbum fotográfico familiar pode sofrer durante a transição e institucionalização. Com a elucidação do tema, as partes envolvidas (doador, arquivista, instituição pública, pesquisador, entre outros) podem adquirir maior conhecimento acerca do processo de transição e de guarda destes documentos tão cheios de peculiaridades.

Biografia do Autor

Cristina Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Arquivista/Historiadora no Museu Histórico de Cambé-PR.

Ana Cristina de Albuquerque, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universida-de Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Ribeiro dos Santos, C. ., & de Albuquerque, A. C. . (2022). Álbuns fotográficos familiares: Reflexões sobre a transição do âmbito privado para o público. Informação Arquivística, 3(1), 60–82. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/36

Edição

Seção

Artigos livres