A informação arquivística e a gestão de documentos

Uma abordagem estratégica

Autores

  • Joelma Magalhães de Sena Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Gestão de documentos, Gestão do Conhecimento

Resumo

Considerando o papel crucial que a informação desempenha nas organizações na economia atual, o presente trabalho tem por objetivo compreender e provocar reflexões, sob uma perspectiva estratégica, acerca da importância da informação arquivística e da gestão documental nas organizações brasileiras como subsídio à implantação de soluções tecnológicas e de gestão do conhecimento. Reafirma a importância dos arquivos na gestão e no processo decisório das empresas, propondo uma mudança na percepção do mesmo de simples depósitos de documentos (papel) para unidades de informação fonte de conhecimento. Aborda a gestão documental enquanto processo administrativo cujas atividades permitirão que a informação armazenada nos documentos físicos ou eletrônicos gere conhecimento.

Biografia do Autor

Joelma Magalhães de Sena, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bacharel em Arquivologia e Especialista em Administração e Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Magalhães de Sena, J. . (2022). A informação arquivística e a gestão de documentos: Uma abordagem estratégica. Informação Arquivística, 3(1), 83–94. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/37

Edição

Seção

Artigos livres

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.