Preservação de documentos аrquivísticos digitаis autênticos

Estudo do “projeto de extensão eletrônico” da Universidade Estadual de Londrina

Autores

  • Eliandro dos Santos Costa Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Lucinéia de Araújo Caporalli Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Arquivística, Diplomática Arquivística, Projeto de Extensão Eletrônico, Preservação digital, InterPARES

Resumo

Essa pesquisa foi desenvolvida utilizando-se dos requisitos de autenticidade e confiabilidade recomendados pelo InterPARES para as informações no documento em meio digital. Adotou-se como procedimentos metodológicos pesquisa exploratória e bibliográfica e de natureza qualitativa. Apresentaram-se conceitos e definições referente a Arquivologia no contexto de aplicação do documento arquivístico digital, mais precisamente o projeto de extensão eletrônico, no âmbito da Universidade Estadual de Londrina (UEL), aplicando os critérios do InterPARES. Analisando esse documento mediante o acesso ao Sistema UEL na interface Web, desde a fase de cadastro, tramitação até sua destinação final, buscando identificar se este documento digital possui os requisitos necessários para ser considerado autêntico e confiável. Obteve-se como resultado, que o Projeto de Extensão Eletrônico é estável com a sua forma fixa inalterável, a partir do seu cadastro no Sistema UEL, impedindo que ocorram alterações no seu conteúdo inicial, entretanto, observa-se que o documento poderia ser produzido mais próximo de atender as necessidades dos seus usuários, oferecendo uma avaliação de cada projeto pelos funcionários da PROEX, a qual estaria verificando se as informações estão registradas da forma correta para serem repassadas para a avaliação das comissões. Assim, comprova-se que o projeto de extensão eletrônico apresenta um melhor desempenho quando identificados os fatores que fornecem a autenticidade e a confiabilidade para seus usuários, transmitindo maior confiabilidade na tarefa registrada junto ao Sistema. Esse projeto pode ser observado como um projeto piloto para a aplicação nos demais módulos, processos e unidades administrativas e acadêmicas da UEL, possibilitando inúmeras pesquisas para aprimoramento da área nessa Instituição.

Biografia do Autor

Eliandro dos Santos Costa , Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Bacharel em Arquivologia e Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Departamento de Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Lucinéia de Araújo Caporalli , Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

dos Santos Costa , E. ., & de Araújo Caporalli , L. . (2022). Preservação de documentos аrquivísticos digitаis autênticos: Estudo do “projeto de extensão eletrônico” da Universidade Estadual de Londrina. Informação Arquivística, 3(2), 43–69. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/43

Edição

Seção

Dossiê CNA