O conceito de fundo de arquivos

A pedra de toque da prática arquivística

Autores

  • Tania Maria de Moura Pereira Universidade de Brasília (UnB)
  • Conceição Aparecida Braga Universidade de Brasília (UnB)
  • Maria de Fátima Teixeira Veras Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Arquivos, Fundo de arquivo, Organização Social

Resumo

Este artigo aborda a aplicação do conceito de fundo de arquivo apresentado no livro Os fundamentos da disciplina Arquivística (1988), de Jean-Yves Rousseau e Carol Couture, em relação à situação real de mudança da constituição jurídica de parte de uma instituição pública. O objetivo é aplicar os parâmetros do conceito de fundo de arquivo na situação em que uma unidade administrativa pertencente a uma autarquia federal é qualificada com o título jurídico de Organização Social (OS), conforme Lei nº 9.637 de 15 de maio de 1988, e passa a assumir o exercício de atividades de interesse social, sem fins lucrativos. A metodologia empregada para a análise é o método comparativo que extrai elementos teóricos do conceito de fundo de arquivo, definidos pelos autores Rousseau e Couture, e os compara a uma situação-problema com o objetivo ter uma avaliação interpretativa das mudanças ocorridas. Apresenta um quadro comparativo dos parâmetros do conceito de fundo cotejando com os arquivos produzidos tanto pela autarquia, quanto pela organização social. E conclui com considerações acerca da situação do fundo e da perspectiva probatória dos arquivos de organizações públicas e privadas de interesse público.

Biografia do Autor

Tania Maria de Moura Pereira, Universidade de Brasília (UnB)

Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestranda em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Conceição Aparecida Braga, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Maria de Fátima Teixeira Veras, Universidade de Brasília (UnB)

Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

de Moura Pereira, T. M. ., Aparecida Braga, C. ., & Teixeira Veras, M. de F. . (2022). O conceito de fundo de arquivos: A pedra de toque da prática arquivística. Informação Arquivística, 3(2), 115–120. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/48

Edição

Seção

Dossiê CNA