A importância dos estudos de usuários na formação do arquivista

Autores

  • Gláucia Aparecida Vaz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Arquivologia, Estudo de usuários, Políticas de acesso, Formação do arquivista

Resumo

Este trabalho é parte de um projeto de mestrado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O presente estudo busca demonstrar, de acordo com as atribuições dos arquivistas, sua formação profissional e suas práticas profissionais, de que forma as abordagens dos estudos de usuários podem contribuir para melhoria dessas práticas. Procura demonstrar, também, as mudanças de seu papel dentro da sociedade diante de novas demandas informacionais. Abre, ainda, reflexões sobre a Lei de Acesso e a realidade brasileira. Apresenta, por fim, um histórico dos estudos de usuários dentro da Arquivologia, e procura demonstrar as contribuições desta disciplina para a efetividade das políticas de acesso.

Biografia do Autor

Gláucia Aparecida Vaz , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Ciência da Informação na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Carlos Alberto Ávila Araújo , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Aparecida Vaz , G., & Ávila Araújo , C. A. . (2015). A importância dos estudos de usuários na formação do arquivista. Informação Arquivística, 4(2), 3–21. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/65

Edição

Seção

Artigos livres