Novos rumos aos fazeres arquivísticos

Práticas de gestão de documentos em um arquivo privado

Autores

  • Jorge Santa Anna Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Luiz Carlos da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Palavras-chave:

Arquivística, Gestão documental, Fazer arquivístico, Arquivos privados

Resumo

A trajetória evolutiva da Arquivologia no decorrer dos tempos, permeada por procedimentos científicos e sistemáticos, é consolidada, em grande parte, pela adoção da gestão documental, considerada por muitos como a “mola propulsora” da Arquivística. Sendo assim, este artigo objetiva identificar práticas de gestão de documentos em uma unidade de informação arquivística privada, com vistas a evidenciar a evolução científica da Arquivística. Para tanto, por meio de revisão bibliográfica e estudo em campo, o artigo apresenta as características da gestão documental, discorre acerca da prática arquivística em arquivos empresariais, e, por fim, analisa, por meio de estudo aplicado em campo, as técnicas e metodologias de tratamento documental utilizadas em um arquivo. Por meio dos resultados, confirmam-se inúmeras práticas de gestão documental em um arquivo privado, especialmente os processos de classificação, avaliação, descrição e arquivamento manual e eletrônico, considerando todo o tempo de vida do documento. A gestão realizada adota princípios científicos, tendo a necessidade da participação engajada do arquivista junto às equipes de trabalho e gestores, sendo necessária a aplicação de treinamentos para garantir consciência, aprendizado e reconhecimento das práticas arquivísticas.

Biografia do Autor

Jorge Santa Anna , Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Departamento de Biblioteconomia da UFES. Discente de Arquivologia e bolsista de iniciação científica na mesma universidade. Pesquisador atuante no ramo da Consultoria Informacional e Normalização de Trabalhos Científicos.

Luiz Carlos da Silva , Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Santa Anna , J. ., & da Silva , L. C. (2022). Novos rumos aos fazeres arquivísticos: Práticas de gestão de documentos em um arquivo privado. Informação Arquivística, 4(1), 119–143. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/61

Edição

Seção

Artigos livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)