O arquivo fotográfico da Confederação Nacional do Comércio - CNC

diagnóstico e análise dos desafios para a sua gestão

Autores

  • Mariana Casanova Garcia D'Anello CNC
  • Aline Lopes de Lacerda COC/FIOCRUZ

Palavras-chave:

Arquivo fotográfico, Gestão de documentos, Diagnóstico arquivístico, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Resumo

Este artigo analisa o arquivo fotográfico da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, a partir de dados coletados por meio da aplicação de um diagnóstico arquivístico. A análise fornece dados referentes à realidade atual deste arquivo a partir de levantamento de informações sobre a sua trajetória como conjunto documental junto às instâncias de produção institucional. O artigo apresenta brevemente a trajetória do produtor e da instância que custodia o arquivo, para informar sobre as principais características do conjunto documental fotográfico. Na sequência, parte para considerações sobre o processo do diagnóstico e suas principais contribuições para o entendimento da situação documental atual. A partir das informações levantadas, o artigo reflete sobre os processos de gestão responsáveis pelas características atuais da documentação, propondo novas abordagens sobre o material, destacando as atividades já realizadas e em fase de execução, baseadas nas melhores práticas indicadas para o tratamento de arquivos fotográficos.

Biografia do Autor

Mariana Casanova Garcia D'Anello, CNC

Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pelo PPGARQ/UNIRIO. Arquivista na Gerência de Documentação e Informação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – GDI/CNC.

Aline Lopes de Lacerda, COC/FIOCRUZ

Professora do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT/COC/FIOCRUZ).

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

Casanova Garcia D'Anello, M., & Lopes de Lacerda, A. (2023). O arquivo fotográfico da Confederação Nacional do Comércio - CNC: diagnóstico e análise dos desafios para a sua gestão. Informação Arquivística, 8(1), 77–94. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/145

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)