Implantação do software ICA-AtoM como ferramenta de difusão de acervos arquivísticos em IFES

O estudo de caso da UFCSPA

Autores

  • Graziella Cé Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Daniel Flores Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

ICA-AtoM, Acesso às informações, Difusão documental

Resumo

Este artigo é resultado da Dissertação de Mestrado do Programa Profissional em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria, que tem como título “Uma política de identificação de fundo, descrição e difusão em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)”. A temática desenvolvida tem como base a aplicação do software ICA-AtoM (AtoM) no processo de descrição arquivística na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), podendo ser base para outras IFES. Essas instituições têm como função a pesquisa, o ensino e a extensão, pressupondo, dessa maneira, um interesse ativo na difusão das informações. Os documentos carregam consigo informações fundamentais para a construção social e registram aspectos vinculados às atividades acadêmicas, administrativas e sociais. Nessa perspectiva, o ICA-AtoM (AtoM) é um grande aliado na difusão dos conjuntos documentais, pois é uma ferramenta de grande utilização e aplicação internacional pela comunidade arquivística, tornando-se assim relevante no contexto institucional. Para atingir esse objetivo, foi necessário estudar as características desse software e as possibilidades concernentes ao seu uso. Pretende-se, também, realizar um estudo com as funcionalidades dessa ferramenta no que tange à manutenção da cadeia de custódia e do contexto de acesso às informações. Quanto à metodologia, a natureza dessa pesquisa é aplicada, visando à solução de problemas de ordem específica. Do ponto de vista dos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e, em relação aos procedimentos técnicos, constitui-se em um estudo de caso, com auxílio da pesquisa bibliográfica e documental.

Biografia do Autor

Graziella Cé, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Arquivista da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Mestre em Patrimônio Cultural pela UFSM.

Daniel Flores, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Docente do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Docente do Mestrado Prof. em Patrimônio Cultural/UFSM; Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ: Patrimônio Documental Arquivístico; Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ: GED-Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Cé, G., & Flores, D. (2016). Implantação do software ICA-AtoM como ferramenta de difusão de acervos arquivísticos em IFES: O estudo de caso da UFCSPA. Informação Arquivística, 5(2), 22–44. Recuperado de http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/81

Edição

Seção

Artigos livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)